Naturopatia Naturopatia

Naturopatia: entenda como essa ciência pode te ajudar

6 minutos para ler

Muitas pessoas estão percebendo a importância de buscar a simplicidade, o equilíbrio e a qualidade de vida. Essa é uma das razões pelas quais a naturopatia vem ganhando espaço entre as técnicas e tratamentos naturais.

Nosso corpo gera sintomas que servem como alerta para hábitos nocivos que mantemos ao longo do tempo. A naturopatia reúne técnicas que ajudam no funcionamento do organismo e na superação dos desequilíbrios, resolvendo o sintoma e o que o provoca.

Fique conosco e descubra como ter qualidade de vida, saúde e bem-estar com essa técnica!

O que é a naturopatia?

Em síntese, é um processo que utiliza técnicas naturais para equilibrar o corpo e ajudá-lo a responder aos distúrbios sofridos. Baseada na alimentação e nos quatro elementos da natureza (Água, Ar, Sol e Terra), é encarada como uma filosofia de vida.

Apesar de ser criada a partir da medicina convencional, a naturopatia entende a doença e a saúde como resultados da harmonia (ou desarmonia) do corpo com suas defesas. Assim, ciência e natureza são usadas para alcançar a saúde desejada por meio da adoção de um estilo de vida alinhado ao que, naturalmente, o corpo precisa.

Alguns dos objetivos da naturopatia são:

  • reconhecimento e promoção do poder de criar saúde;
  • ter a alimentação natural como pilar de equilíbrio e qualidade de vida;
  • identificação e combate à causa das doenças;
  • educação para um estilo de vida mais saudável;
  • tratamento do paciente como um ser integral (físico, mental, emocional e espiritual);
  • prevenção de desequilíbrios, disfunções e doenças.

A naturopatia pode ser usada individualmente ou para complementar tratamentos convencionais.

Quais são os tratamentos e bases de atuação?

A naturopatia propicia resultados efetivos para viver bem e com saúde. Sua base de atuação é diversa, pois tais resultados são alcançados por meio de técnicas que utilizam o poder de cura da natureza.

Confira algumas delas a seguir:

Limão em jejum

O limão possui inúmeras propriedades altamente benéficas para o organismo. Um sumo do limão em jejum potencializa os efeitos e gera ainda mais vantagens, como o equilíbrio do PH estomacal e sanguíneo. Além disso, ele tem ação anti bacteriana, anti viral e que fortalecem o sistema imunológico. Todo o processo digestivo se beneficia do seu uso.

Banhos de imersão

Apesar de ser uma técnica bastante antiga, os banhos de acento são bastante interessantes para a saúde do corpo. Uma prática diária de 10 a 20 minutos, aliada a contração do esfíncter, ajudam a reduzir o calor dos órgãos internos, diminuem as inflações, estimulam o sistema nervoso, acionam as glândulas endócrinas e fortalecem a musculatura genital.

Toalha molhada

Outra dica que parece reacender da época da vovó são as compressas com toalhas molhadas no ventre. Períodos de, aproximadamente, 10 minutos dessa prática pode beneficiar o organismo, facilitando o processo digestivo e afastando o calor excessivo do corpo. Fazê-la logo após o almoço é ainda mais benéfico.

Nutrição

Os alimentos também são fonte de cuidado e tratamento para o corpo, auxiliando no combate a doenças e no bom funcionamento dos órgãos. Muitos desequilíbrios são provocados pela falta de nutrientes, por isso, a nutrição é tida como um método de naturopatia.

Quais são os benefícios da naturopatia?

A naturopatia é benéfica sob vários aspectos, especialmente porque ajuda a desenvolver a consciência corporal. Confira alguns deles a seguir:

Melhora as taxas do organismo

O cuidado e a preservação do corpo, mente e espírito são essenciais para a manutenção do bem-estar, melhorando a qualidade de vida. Assim, é possível alcançar resultados como a redução de taxas de glicose, diminuição da pressão arterial, regulação de hormônios, entre outros.

Equilibra o peso

A naturopatia estimula um estilo de vida mais saudável, utilizando a conexão com alimentos e plantas que revitalizam o organismo e a prática de atividades físicas. Por isso, é natural que haja diminuição de peso em função dos hábitos mais saudáveis adquiridos.

Estimula o bom humor

Quando pensamos em saúde, pensamos em leveza, bom humor e bem-estar. Por isso, utilizar a naturopatia como fonte de energia e vitalidade aumenta a disposição para ver a vida com mais alegria e felicidade. Além disso, o bom humor é alcançado por meio da produção regulada de hormônios específicos, uma das consequências dessa prática.

Aumenta a vitalidade

Vitalidade é o conjunto das forças vitais do seu corpo atuando com total vigor. É isso que faz você se sentir vivo, animado e realmente enérgico para cumprir suas atividades cotidianas. É algo essencial para todos nós e influenciado diretamente pela naturopatia.

Quais práticas podem ajudar?

Além das técnicas utilizadas pela naturopatia, existem outras práticas que você pode adotar agora mesmo para inserir a naturopatia na sua vida. Conheça algumas delas:

Tomar sol

O sol é um dos principais responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento, além de ser fonte de vitamina D, que fortalece os ossos e as articulações. Para quem sofre de sintomas de depressão ou quer prevenir esse mal, o sol é o aliado perfeito, já que aumenta a produção de serotonina no cérebro. Cerca de 10 minutos diários são suficientes.

Respirar profundamente

Muitas vezes deixamos passar despercebida a forma como respiramos e não damos atenção a algo tão essencial para a nossa sobrevivência. Respirações profundas e conscientes, além de aumentarem os níveis de oxigenação nos tecidos, facilitam o relaxamento do corpo e servem como meditação.

Banhos especiais

Banhos com diferentes ervas e temperaturas são ótimos para estimular reações específicas. Além de aproveitar os efeitos dos princípios ativos das plantas, você ainda absorve a energia que elas liberam, potencializando o tratamento de doenças ou mesmo a manutenção da saúde.

Manter contato com a terra

Terra é tudo desde o solo até aquilo que nasce dele. Pode ser desde deixar os pés descalços até tocar uma árvore, receber argiloterapia ou fazer uma longa caminhada na mata. Tudo contribui para o equilíbrio mental e para a reconexão com tudo que é familiar à natureza humana. Tire algumas horas da sua semana para esse contato.

Como você viu até aqui, a naturopatia potencializa algo com que todos nós nascemos — a autocura. Se você gostou deste conteúdo, entre em contato conosco e descubra mais sobre como acessar toda a potência da natureza e o que ela tem para oferecer!

Posts relacionados

Deixe um comentário