Motivação para emagrecer: descubra como vencer esse desafio!

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A obesidade é um problema enfrentado por um a cada oito adultos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Além de distúrbios corporais, fatores externos também levam à doença, dificultando as pessoas a terem motivação para emagrecer e ter uma vida saudável.

Os dados da OMS são preocupantes e alertam sobre os problemas da obesidade, como o risco de diabetes, infarto, derrame e hipertensão. Paralelamente, a publicidade trabalha contra a população nesse sentido. Propagandas agressivas sobre cervejas, doces, carnes e a venda de um “corpo ideal” suscitam desejos profundos.

Por isso, a motivação para emagrecer é crucial para resistir às tentações e avançar rumo a uma qualidade de vida melhor. Confira neste artigo como você pode ter foco total no objetivo de emagrecer e não abandonar essa missão!

Tenha paciência para alcançar motivação

Ter paciência é um esforço diário para alcançar seus resultados em uma dieta de emagrecimento. Esse fator é preponderante para que você não desanime e nem veja seus méritos de forma equivocada, valorizando seus resultados e esforços, por mínimos que sejam.

Em alguns dias, você poderá se sentir desaninado, o que é normal no processo de encarar uma mudança como essa. Contudo, perseverar vai levar você a resultados duradouros.

Treinar essa virtude fará você chegar aos seus resultados, olhar para o caminho que percorreu e ver como valeu a pena o esforço.

Procurar um local que traga o relaxamento e, com isso, a interiorização pode ser uma boa ideia. Busque um espaço em que você tire um tempo para si, se conheça melhor e entenda como vai vencer o desafio.

Ir a um spa é uma boa escolha, já que o local proporciona essa atmosfera. Procure um espaço adequado e que ofereça recursos para melhorar o seu bem-estar, principalmente para ganhar motivação para novos desafios e etapas.

Busque inspirações

Inspirações são necessárias para diversas escolhas que você faz. Sejam elas pessoais ou profissionais, é bom ter um propósito que te ajude a mudar a “chave” na cabeça e partir para uma vida mais saudável.

As inspirações estão espalhadas em pessoas, gestos, figuras históricas, histórias de vida e, principalmente, em casos como o seu.

Leia livros sobre personagens que conseguiram chegar ao emagrecimento e qual foi o caminho que elas trilharam, assista a filmes que retratam sobre objetivos difíceis. Temas ligados à dieta, como persistência, foco e lidar com as perdas são trazidos em narrativas cinematográficas.

Também converse com pessoas do seu círculo íntimo, que realmente querem o seu melhor. Principalmente as que você sempre admirou porque alcançaram resultados incríveis em suas vidas.

Faça um diário de emagrecimento

Nada como um dia após o outro. Essa frase deveria ser a premissa de todo diário, que traz em cada página o percurso até chegar ao objetivo final: o emagrecimento.

Manter essa escrita constante auxilia na sua motivação, pois mostra que a cada novo dia, uma página deve ser preenchida com o que aconteceu. Ou que ainda deve acontecer.

Um diário é um espaço só seu onde você pode colocar todas as suas dores, comemorações, frustrações e descobertas que teve durante o emagrecimento. Escrever ainda serve como uma terapia e ajuda a organizar os seus pensamentos e perceber-se melhor.

No final, quem sabe esse diário não vira até um livro e você se torna a inspiração para outras pessoas?

Pratique atividades físicas

Incluir uma atividade física favorece o emagrecimento, já que além de proporcionar a queima de calorias, também ajuda a reduzir a ansiedade típica do processo. Escolha sempre um exercício que lhe traga boas sensações e que esteja adequado com a sua busca, tanto para emagrecer como para promover bem-estar. Isso deve ser priorizado porque o lado lúdico da prática vai tirar a ideia de sacrifício da jogada e entregar, no lugar, a de prazer, aumentando a sua motivação.

Comemore as conquistas

Ao longo das semanas e meses de novos hábitos, você vai se deparar com alguns desconfortos mas vai se surpreender com muitos benefícios. Essas conquistas, seja na perda de peso ou na resistência a tentação de comer algo fora do cardápio, devem ser comemoradas.

Ações simples muitas vezes são as que têm um melhor sabor de conquista. Ir ao shopping passear e comprar uma roupa nova, assistir a um filme, visitar um amigo ou mesmo fazer uma viagem de bate e volta… Esses exemplos são pequenas ações que dão um impulso na sua jornada.

Compartilhe resultados positivos

Resultados positivos devem ser compartilhados, afinal, tudo o que é bom, deve ser evidenciado para que outras pessoas conheçam os benefícios.

Isso não quer dizer apenas sair compartilhando — literalmente — suas conquistas pelas redes sociais. Você pode fazer isso, sim, mas sem encher a sua motivação de “likes”.

Mais do que isso, converse com pessoas próximas e que até já tentaram dietas, e fale sobre sua experiência e como está se sentindo melhor.

Tenha companhia

Ter alguém que apoie ou mesmo sirva para um ombro amigo para ouvir suas reclamações e desafios é muito importante. Afinal, emagrecer é uma mudança e tanto.

Irritabilidade e alterações de humor são alguns dos efeitos colaterais dessa mudança alimentar, e às vezes, é difícil encarar tudo sozinho. Por isso, ter um amigo, familiar, marido, mulher ou outra pessoa de confiança para apoiar a sua busca é essencial.

Conversar com alguém sobre as mudanças e explicar também sobre como você está buscando ser mais saudável ajuda a aliviar a carga. Isso também favorece o outro a entender o seu posicionamento e os dias difíceis que enfrentará ao seu lado.

Isso alivia a situação e proporciona ainda mais união de quem realmente gosta de você. Um momento único para estreitar laços e redescobrir pessoas.

Não arrume desculpas

Se há uma dieta e um objetivo a ser alcançado, não arrume desculpas para fugir deles e aliviar sua dor por um prazo muito curto. Isso só trará frustração quando você voltar à realidade e se der conta de que não fez nada para emagrecer.

Seja realista nesse momento, evitando distrações que, na sua cabeça, viram motivo para explicar o porquê de não ter conseguido cumprir uma meta.

Nesse ponto, assumir uma postura de atleta é fundamental para levar a cabo todo o programa que envolve o seu objetivo, como exercícios físicos, hábitos diários, sono, dieta alimentar etc.

Também, aliado à estas dicas, é igualmente importante ter o acompanhamento de um nutricionista, que forma uma grande parceria, dando mais estímulo a você para emagrecer.

Vale reforçar que o resultado do emagrecimento sempre vai ao encontro também da autoestima, o que gera resultados prolongados na mente, aumentando a qualidade de vida profundamente de um modo geral. Seguir essas orientações te dará suporte e motivação para emagrecer, além de aumentar sua resistência e foco para toda vida.

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