Confira os principais hábitos de vida saudável para ficar longe do COVID-19

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Estamos em um momento delicado — a pandemia de coronavírus ameaça o planeta em diferentes aspectos, desde a economia, a saúde e o emprego até o lazer. Por essa razão, é preciso que cada pessoa faça sua parte para evitar ser mais um vetor do vírus e intensificar o problema que vivemos. Assim, há alguns hábitos de vida saudável aos quais você pode aderir.

Afinal de contas, o vírus em questão é novo. Então, além de ainda não haver medicamentos ou vacinas para nos proteger contra o problema, nossas defesas naturais não estão prontas para combatê-lo. Assim, qualquer pessoa se torna suscetível ao contágio pelo coronavírus, embora haja o grupo de maior risco.

No entanto, nem tudo está perdido — por mais que essa ameaça desconhecida avance em nosso organismo e o sistema imunológico precise partir do zero para construir as defesas, com o tempo, ele encontra uma forma de acabar com a ameaça. Para isso, você precisa ter hábitos saudáveis capazes de contornar a situação e reduzir as chances de ficarmos doentes.

Então, quer saber mais sobre esse vírus e de que forma nossos hábitos saudáveis podem fortalecer o sistema imunológico e afastar doenças? Continue a leitura e descubra!

O que é o coronavírus?

O vírus faz parte de uma família que causa problemas respiratórios conhecida desde os anos 60 e está presente nos animais, especialmente nos morcegos. No entanto, ele tem uma enorme capacidade de sofrer mutações e produzir variedades capazes de infectar até novas espécies, como os seres humanos. Conforme mencionado, como se trata de um problema novo e para o qual ainda não temos o tratamento necessário para nos proteger, ele se torna muito perigoso.

Abrangência mundial

Devido ao desconhecimento desse problema, o coronavírus, que começou na China, rapidamente se espalhou para outros locais e já é responsável por milhares de internações e mortes em mais de 100 países.

Assim, foi necessário que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarasse pandemia e exigisse uma força-tarefa de autoridades da saúde e de cientistas para conter seu avanço. Além do mais, diversas áreas, como comércios, restaurantes, escolas, universidades e eventos foram fechados ou cancelados para diminuir a quantidade de contaminados e para que os doentes pudessem ser tratados.

Sintomas

Devido à sua gravidade, é fundamental ficar de olho nos sintomas. Os principais deles são:

  • febre;
  • tosse;
  • dificuldade para respirar.

Além do mais, o COVID-19 também pode causar infecção do trato respiratório, como pneumonia. E, ainda, é necessário que haja mais estudos e investigações para conseguir uma melhor definição dos sintomas e dos sinais da doença.

Como prevenir o coronavírus com hábitos saudáveis?

Primeiramente, é preciso deixar claro que não existem alimentos próprios para combater especificamente o coronavírus. O que existe são alimentos que melhoram a imunidade – embora também seja necessário incluir um conjunto de outros hábitos – e minimizam os sintomas. Então, confira, abaixo, o que você pode fazer para atenuar a curva de transmissão desse vírus.

Alimentação

Consuma alimentos de alta densidade nutricional, como os que são ricos em minerais e vitaminas. Então, aposte nas frutas – especialmente limão, laranja, kiwi, acerola, abacaxi, ricas em Vitamina C. Essa vitamina auxilia na produção de glóbulos brancos, células responsáveis por combater vírus e infecções. Mantenha uma alimentação variada com muitas verduras, cereais integrais e também leguminosas.

Outros exemplos de alimentos que fortalecem o sistema imunológico são o própolis e o óleo de coco. O própolis é antiviral e estimula a produção de citocina, responsável pelo mecanismo de imunidade. Enquanto isso, o óleo de coco conta com ácido láurico e ácido cáprico, capazes de modular o sistema imunológico e atuar contra vírus e bactérias.

Se for possível ingerir a versão orgânica desses alimentos e diminuir o consumo de carne, melhor ainda. Afinal, a ausência da proteína animal diminui as chances de inflamações e de doenças autoimunes.

Lembre-se também de que todos os alimentos precisam ser adequadamente higienizados para que, em vez de conseguir seus benefícios, você não adquira problemas de saúde. Então, ao chegar do mercado, higienize todos os produtos, passando álcool em gel na caixa de leite, por exemplo.

Administração do estresse

O sistema imunológico também é afetado pelas situações, como estresse, ansiedade e excesso de preocupações. De fato, a situação é grave, mas, ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados para não entrar em pânico e tornar o organismo mais frágil para lidar com uma possível contaminação de coronavírus.

Assim, busque fazer atividades prazerosas, como ler, assistir a filmes e séries, cozinhar, conversar por vídeo ou telefone com amigos etc. Você também não pode deixar de incluir exercícios físicos nessa rotina.

Mesmo que seja necessário evitar ir a academias e que muitas também estejam fechadas, ainda é possível praticar atividades físicas em casa enquanto o problema não é controlado. Você pode começar a fazer yoga ou dança, pular corda ou até levantar hastes na sala da sua casa.

Se sua casa tiver um quintal ou varanda, também é válido aproveitar esses espaços. O contato com a natureza e o banho de sol atuam a favor dos níveis de felicidade no organismo e podem deixar você mais preparado para combater doenças.

Então, percebeu a importância dos hábitos de vida saudável para combater o coronavírus e como a positividade está entre eles? Isso porque o pânico e a apreensão roubam a imunidade do corpo. Assim, é preciso se cuidar com carinho, pensar no coletivo, seguir as orientações para prevenção elaboradas pela OMS e acreditar que essa fase vai passar, porque vai.

Toda epidemia, em algum momento, chega ao fim. No entanto, é preciso fazer sua parte para que ela passe mais rápido e com menos consequências. Não subestime o problema.

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