Como ter qualidade de vida Como ter qualidade de vida

8 dicas práticas de como você pode ter mais qualidade de vida

6 minutos para ler

É muito provável que você sofra ou tenha sofrido com problemas de estresse ou ansiedade, sobretudo se estiver em idade economicamente ativa, ter questões familiares complexas ou morar em um centro urbano. Pensando em tudo isso, preparamos uma pequena lista para você com dicas práticas de como ter qualidade de vida.

Infelizmente, o quadro de estresse é, na realidade, um padrão na sociedade moderna e, de tempos em tempos, é altamente recomendável tirar uma pausa para nós mesmos, aproveitando para escutar o nosso próprio corpo e mirar em hábitos mais saudáveis. Continue lendo este conteúdo e descubra como fazer isso!

1. Realize atividades físicas

Uma das mais importantes dicas práticas de como você pode ter mais qualidade de vida consiste em realizar atividades físicas. Por mais que todo mundo já tenha ouvido falar sobre a importância desse hábito, muitas pessoas simplesmente abrem mão dos benefícios de mexer o corpo e postergam o início de uma boa rotina de exercícios.

O organismo reage muito bem quando nos movimentamos ou fazemos um esporte em nível adequado. De quebra, você melhora a autoestima, consegue emagrecer e aumenta os seus níveis de diversas substâncias relacionadas com o prazer, como a serotonina e a endorfina. Não importa a modalidade, o que importa é começar e não parar!

2. Não deixe de tomar sol

Você também já deve ter ouvido que pegar sol é importante para ter mais qualidade de vida e que os países com baixa incidência de raios solares são campeões em problemas como a depressão. Na realidade, existe um mecanismo fisiológico complexo que explica esse tipo de situação, mas o que você deve saber é que a luz do dia é muito importante!

A radiação ultravioleta do tipo B faz com que o organismo sintetize a vitamina D e, com ela, temos uma melhora na absorção do cálcio, fortalecendo os ossos. No entanto, é importante controlar o período de exposição e dar preferência para horários como o início da manhã ou o final da tarde, para evitar queimaduras e o risco de câncer de pele.

3. Tente dormir corretamente

Dormir bem também é outra das melhores dicas para ter mais qualidade de vida. Além de ser um momento de descanso, no qual nos recuperamos de todo o estresse e o cansaço do dia a dia, é nessa hora que o nosso corpo repara os tecidos lesados e produz uma série de hormônios e substâncias imprescindíveis.

Uma boa noite de sono melhora o metabolismo, ajuda a ter mais disposição e até mesmo previne contra algumas doenças crônicas. O indicado é dormir entre 6 a 8 horas, sem interrupções, preferencialmente em um ambiente calmo, com pouquíssima luminosidade e sem muito barulho.

4. Valorize o convívio social

O convívio com as outras pessoas vem sendo menos valorizado nos últimos tempos, perdendo espaço para o uso da internet e de mídias como o Facebook e o Instagram. Por mais que esses sites e até mesmo os aplicativos de comunicação imitem as relações humanas, o contato efetivo com amigos, colegas e familiares é crucial e insubstituível.

Um bom círculo social contribui das mais diversas maneiras e em muitos níveis, trazendo mais autoconfiança e proporcionando um bom equilíbrio emocional. Caso você esteja percebendo que está deixando a desejar nesse aspecto, não hesite em procurar sua família, reavivar velhas amizades ou buscar por novas relações!

5. Busque uma alimentação saudável

A alimentação saudável é, logicamente, uma das mais relevantes das dicas de como você pode ter mais qualidade de vida. Entretanto, como boa parte das pessoas vem negligenciando a própria dieta, uma reeducação alimentar é imprescindível.

Se você quiser começar logo, atente para o básico: deixe de lado comidas muito processadas, frituras e doces, priorizando frutas, legumes, verduras, hortaliças e carnes magras. Mesmo com pequenas mudanças, você pode conseguir resultados surpreendentes!

6. Evite produtos industrializados

Além de buscar uma alimentação saudável e que priorize itens oferecidos pela natureza, você também deve fugir dos produtos industrializados, por mais que eles tentem passar uma imagem de saúde. Um bom exemplo são os sucos de caixinha, que vêm com fotos de belas frutas, mas são cheios de açúcar e conservantes.

O mesmo vale para enlatados e outros artigos do gênero. O sódio, os nitritos e outros componentes desses alimentos são bastante nocivos para o organismo, sobretudo quando estão em excesso, podendo causar o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão.

7. Beba bastante água

Beber bastante água é outra dica bastante óbvia para melhorar a sua qualidade de vida, mas o fato é que é um dos melhores hábitos que você pode trazer para a sua saúde. Infelizmente, muita gente acaba se esquecendo desse aspecto e aposta em bebidas artificiais, como refrigerantes e sucos de caixinha.

Embora os outros líquidos tenham o seu valor para o metabolismo, nada substitui o que a natureza nos oferece. A água de coco é outra boa alternativa, pois ajuda a hidratar e ainda traz uma série de nutrientes importantes. Não espere sentir sede e, quando possível, leve uma garrafinha com você. 

8. Visite um bom spa

Um bom spa pode ser essencial para que você tenha mais equilíbrio e alcance os seus objetivos. Escolha um local que aposte na naturopatia, por exemplo, que é uma técnica que parte de uma visão holística com o objetivo de promover a prevenção, a restauração e a manutenção da saúde através de técnicas puramente naturais.

Para alcançar a qualidade de vida na prática, você também pode se valer de conhecimentos milenares, como a Yoga e a meditação. Dessa maneira, é possível deixar a ansiedade e o estresse do lado de fora, tirando um momento só seu, voltado para o seu próprio bem-estar. 

Gostou das dicas práticas de como ter qualidade de vida? Lembre-se de que, ao frequentar um spa, você pode relaxar ao mesmo tempo em que cuida da saúde do seu corpo, diminuindo significativamente os níveis de estresse e de ansiedade!

Agora que você já sabe quais são as melhores dicas práticas de como você pode ter mais qualidade de vida, aproveite para entender mais sobre os benefícios da Naturopatia!

Posts relacionados

Deixe um comentário