A importância do equilíbrio da saúde emocional para a qualidade de vida

7 minutos para ler

Você busca um estilo de vida equilibrado e a tão sonhada qualidade de vida, mas enfrenta dificuldades quando o assunto é a sua saúde emocional? As oscilações de humor e as situações estressantes do dia a dia estão impedindo você de alcançar a vida que sempre desejou?

Não se preocupe! O equilíbrio da saúde emocional é um fator que pode ser desenvolvido para que você alcance a qualidade de vida que sempre quis e desfrute de dias mais prazerosos e divertidos. Fique conosco e descubra como isso é possível. Boa leitura!

O que é a saúde emocional?

Muitas vezes, quando as pessoas pensam em saúde, repassam uma lista mental que inclui alimentação, atividades físicas e ausência de doenças diagnosticadas. A verdade é que a saúde também abrange outros aspectos importantes e, às vezes, negligenciados — como o lado emocional.

A saúde emocional está além dos fatores psíquicos, que geram doenças como a ansiedade e a depressão, por exemplo. Ela está na capacidade de administrar as próprias emoções e os comportamentos que derivam delas. Isso tudo tem um impacto muito grande em nossa vida e no nosso dia a dia.

Saúde emocional é a condição que você cria para lidar com os seus sentimentos, reações e consequências, como frustração, procrastinação, motivação ou animação frente às atividades cotidianas. Como você se sente e age a respeito das oscilações de humor e emoções que sofre durante o dia?

Ter autoconfiança, gosto pela vida, capacidade de se divertir, conseguir lidar com estresse e outras adversidades, construir relacionamentos saudáveis e prazerosos, ser flexível para aprender e mudar também são características de pessoas saudáveis emocionalmente. Portanto, a saúde emocional vai muito além da ausência de determinados problemas, ela está na habilidade de viver com qualidade de vida.

Quais são os seus impactos no dia a dia de uma pessoa?

Cuidar do corpo é uma das escolhas que mais afetam a saúde emocional de um indivíduo. Isso porque o nosso corpo e a nossa mente não se separam, são parte de um mesmo organismo funcional e interconectado. Por essa razão, quanto mais saudável, ativo e forte estiver o nosso estado físico, mais ele liberará substâncias químicas que contribuirão para a saúde emocional.

Manter momentos de descanso, estabelecer um plano alimentar saudável, praticar exercícios físicos, evitar substâncias tóxicas e tomar sol são apenas alguns exemplos de cuidados importantes para garantir o melhor funcionamento do corpo. O próprio cuidado, atenção e zelo por si mesmo já é um fator que estimula a saúde emocional.

No dia a dia, privar o seu corpo dos nutrientes que ele necessita, intoxicar seu metabolismo com conservantes, corantes, acidulantes, excesso de açúcar, sódio, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados podem ser uma verdadeira bomba-relógio para a sua saúde, tanto física quanto mental. Nosso pensamento é metabólico, por isso, comprometer o funcionamento das nossas células afeta também o modo como pensamos a vida, nossas relações e nós mesmos.

Um organismo que não consegue reagir e se defender de toda a intoxicação sofrida responde de diversas formas negativas. Essas reações podem ser em forma de estresse, insônia, irritação, mau-humor, impaciência, insegurança e até ansiedade e depressão. Por isso, é importante estar atento às suas necessidades, evitando que aqueles sentimentos negativos se acumulem e dando condições para que o seu corpo se equilibre naturalmente.

Como alcançar o equilíbrio da sua saúde emocional?

A saúde emocional está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia. Por isso, é preciso manter em equilíbrio sua mente, corpo e espírito. O conjunto desses fatores eleva a qualidade de vida e a sensação de bem-estar. Confira algumas estratégias importantes para ajudar o seu corpo e a sua mente a tornarem suas emoções mais saudáveis.

Pratique atividades físicas

Atividades prazerosas, no geral, fazem muito bem à sua saúde emocional. No entanto, atividades físicas ajudam a tirar o foco de pensamentos e sentimentos negativos, além de manterem seu corpo ativo, produzindo hormônios importantes, afetando positivamente a sua autoestima e gerando uma espécie de desafio agradável. Em alguns casos, pode ser muito positivo convidar alguém para aquela caminhada junto à natureza ou reunir os amigos para uma partida de tênis, por exemplo.

Acalme a sua mente

A yoga, meditação e mindfulness são abordagens muito efetivas para combater tudo aquilo que nos afasta do equilíbrio da nossa saúde emocional. Cada uma com as suas técnicas, elas ajudam a nos manter conectados com a nossa mente e corpo. Veja:

  • yoga — atividade que busca a harmonia entre o corpo, a mente e a respiração, por meio de posturas e meditações;
  • meditação — prática que auxilia o ser a se voltar para o mundo interior e se desconectar, momentaneamente, do mundo exterior;
  • mindfulness — conjunto de técnicas comprovadas que auxiliam a focar no presente, despertando sua mente e tornando-a mais saudável.

Converse com um terapeuta

A terapia é uma ótima opção para quem busca lidar melhor com suas emoções. O psicoterapeuta faz a condução para que você se entenda melhor entrando em contato com angústias, estresses e demais situações. É muito importante cuidar da sua saúde física e recorrer a técnicas de relaxamento, porém, é igualmente indispensável atender às suas necessidades psicológicas de compreensão e análise daquilo que você tem sentido e enfrentado.

Equilibre suas atividades

Entre tantas obrigações diárias, é possível que acabemos esquecendo de algumas coisas importantes. Assim como se manter atento aos exercícios físicos, a bons relacionamentos e a uma alimentação saudável, é lúdico reservar um tempo só para você. Seja ir ao cinema sozinho, ler um livro ou ficar de bobeira aproveitando a própria companhia, é necessário desfrutar de momentos de conexão consigo mesmo, sem quaisquer outras preocupações em mente.

Experimente tratamentos alternativos

Sua autoestima é um grande trunfo para combater emoções negativas. Por isso, busque alternativas que ajudem você a se conectar com a sua essência, a relaxar e a facilitar o trabalho do seu corpo. Busque serviços de relaxamento, de estética, aposte em um novo programa alimentar, inscreva-se naquela aula de dança, vá a um spa, faça massagens terapêuticas e relaxantes. As possibilidades são infinitas!

Melhore a sua alimentação

Você já viu o quanto sua alimentação pode afetar o seu corpo e, consequentemente, a sua mente. Você também nutre seus sentimentos a partir daquilo que escolhe comer. Uma dieta equilibrada é capaz de combater até mesmo sintomas de depressão. Por isso, não subestime a ingestão dos nutrientes certos, desde as refeições até chás calmantes, que podem dar aquele empurrãozinho extra.

Como você viu, a saúde emocional está conectada a uma série de fatores que vão bem além da sua mente. Cuidar do corpo, dos seus hábitos e da sua rotina também podem influenciar sua forma de ver as situações que estão ocorrendo e o modo como você se sente e lida com elas.

Se você quer continuar mergulhando nesse universo de saúde emocional e qualidade de vida, não deixe de conferir nossas 7 dicas para manter um estilo de vida saudável!

Posts relacionados

Deixe um comentário