8 benefícios do suco detox que você provavelmente não sabia

7 minutos para ler

Se você ainda não conhece os benefícios do suco detox, deve saber que ele é um grande aliado para a saúde do corpo e da mente. A bebida se expande a várias versões, e pode ser feita com diversos ingredientes, como vegetais, frutas e outros alimentos saudáveis. Vale a pena cada gole dessa bebida.

Você já ouviu algum amigo ou amiga dizer que está fazendo uma dieta com suco com propriedades depurativas? A bebida, além de ser saborosa e saudável, é naturalmente desintoxicante para o organismo e pode ser incluída a qualquer hora do dia.

Receitas como abacaxi com hortelã e couve, limão com gengibre e couve, ou ainda couve com pepino e maçã verde farão seus dias melhores. Ficou com água na boca? Então confira neste artigo 8 benefícios do suco detox!

1. Redução do inchaço no corpo

Para quem tem problemas de retenção de líquidos, seja por deficiências renais ou outros contratempos, deve investir em uma dieta com os sucos detox. Essa bebida favorece a eliminação de urina, evitando o inchaço típico da retenção de líquido e do uso contínuo de alguns medicamentos.

O detox também faz o organismo ser muito mais ativo e ajuda no funcionamento de órgãos.

2. Tem ação termogênica

A ação termogênica do suco detox é de suma importância. Isso porque essa propriedade, presente em alimentos como o gengibre, faz com que o metabolismo trabalhe de forma acelerada.

Dessa forma, a bebida permite que o organismo queime mais calorias, que por sua vez, representam a gordura depositada pelo corpo. E, tais gorduras, quando não usadas, prejudicam sua saúde.

Aqui vai uma receita simples e rápida para você trazer todos esses benefícios à saúde, e e deliciar com um sabor diferenciado.

Suco verde detox com espirulina

Ingredientes

  • 250ml de água de coco;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 xícara de chá de couve;
  • suco de meio limão;
  • pedacinhos de gengibre sem casca;
  • espirulina – adquirida em casas de produtos naturais.

Modo de preparo

Basta fatiar o abacaxi e a couve em pedaços pequenos, depois batê-los no liquidificador junto aos outros ingredientes. Esse concentrado traz a espirulina, uma substância que auxilia ainda mais a receita, garantindo vitaminas, fibras e proteínas ao organismo. Acrescente gelo, se quiser.

3. Promove o bem-estar

Nada melhor do que se sentir leve, disposto e com energia para encarar os compromissos do dia a dia. Os sucos detox conseguem te ajudar com isso e com suas propriedades únicas, ajuda a gerar mais disposição e vitalidade para realizar suas tarefas.

Esse bem-estar é promovido pelo efeito benéfico ao organismo como um todo, que fica limpo e funciona melhor com seu consumo diário.

O bem-estar também é um benefício muito relacionado a um estilo de vida saudável. Portanto, colocar essa bebida no cardápio todos os dias pode ser o primeiro passo de uma mudança de hábito.

4. Auxilia em dietas de emagrecimento

Como muitas receitas do suco desintoxicante têm ação termogênica, ele também contribui para o emagrecimento, já que ajuda a eliminar toxinas.

O suco detox não é acrescido de açúcar nem de substâncias industrializadas, o que ajuda você a manter seu peso controlado. A bebida é feita com água, elemento vital para a vida e que, ingerida em grandes quantidades, também ajuda a emagrecer.

Substituir a água por água de coco é mais uma dica ótima para reforçar os benefícios do suco e ainda garantir mais sabor à bebida. A água de coco é rica em sais minerais, potássio e, o melhor de tudo, não engorda. Mas não se esqueça, não adianta apenas tomar um suco com poder desintoxicante e não ter atenção no que coloca no prato nas outras refeições. O sucesso de uma dieta está no equilíbrio!

5. Melhora o funcionamento do sistema digestivo

Algumas das receitas deste tipo de suco levam maçã, couve e limão, ingredientes que atuam na limpeza no organismo e no restabelecimento da flora intestinal.

A maçã é rica em fibras que contribuem para a digestão; já o limão atua como um anti-inflamatório do corpo inteiro, eliminando substâncias nocivas do organismo. A couve ajuda também no trato intestinal, diminuindo o risco para problemas como gastrite, azia e má digestão, causados por uma alimentação desbalanceada.

A combinação de frutas, hortaliças e também sementes como linhaça ou chia permitem muitas variações nos sucos detox e todas elas com propriedades de fazer uma boa faxina no seu organismo.

6. Elimina toxinas do organismo

Dentre os maiores benefícios da bebida, a eliminação de toxinas está no topo. Com a combinação de diferentes ingredientes, o resultado é uma bebida extremamente desintoxicante, capaz de limpar e melhorar o funcionamento de artérias, veias e órgãos em geral.

Infelizmente, essas toxinas estão presentes em alimentos que são consumidos no dia a dia, em forma de antibióticos ou conservantes encontrados em carnes e frangos. Alimentos industrializados e bebidas prontas também concentram substâncias químicas que trazem riscos à saúde.

O suco feito com alimentos naturais e saudáveis ajuda a eliminar essas toxinas na urina e no suor, evitando infecções e inflamações no organismo.

7. Acelera o metabolismo

Com o efeito termogênico de algumas receitas de suco desintoxicante, o metabolismo fica mais acelerado. Isso traz um benefício extra principalmente para quem tem um metabolismo lento, que pode trazer aumento de peso e problemas de saúde.

A ingestão da bebida também evita o risco de doenças relacionadas ao aumento de peso, como a diabetes, infarto e outros problemas cardiovasculares.

8. Fortalece o sistema imunológico

O suco desintoxicante também fortalece o sistema imunológico, já que confere ao organismo substâncias que melhoram o seu funcionamento.

Maçã, água de coco, couve, gengibre, laranja, limão e outros ingredientes naturais usados nas receitas concentram fibras, vitaminas e antioxidantes. Tudo o que reforça a saúde contra o ataque de vírus, bactérias e outros agentes infecciosos que causam doenças.

Para acrescentar o suco com propriedades depurativas em seu cardápio diário é muito simples. Basta ir à feira, ao supermercado ou a lojas de produtos naturais e compre frutas, legumes e verduras. Invista nos orgânicos que são livres de agrotóxicos. Em casa, você pode cortar esses alimentos e separá-los em porções para depois congelar ou deixar as fatias resfriadas.

Assim, você já deixa a quantidade certa para os seus copos diários de suco desintoxicante, o que alivia o seu tempo e ainda traz a medida ideal para a sua saúde.

Não se esqueça de conciliar junto ao consumo frequente da bebida, uma dieta baseada em grãos integrais, cereais, leguminosas, frutas, castanhas e sementes. Assim, você vai ampliar todos os benefícios de forma consistente para ter uma vida longa e saudável.

Confira também como, além dos sucos, uma alimentação saudável é aliada em sua saúde, principalmente contra o diabetes!

Posts relacionados

Deixe um comentário